Os poços multiníveis são instrumentos que permitem acesso direto ao aquífero e consequentemente é uma forma de recolher amostras de
água subterrânea. A partir desses poços é possível realizar o reconhecimento das características e condicionantes hidrogeológicos dos locais. As medições do nível de água e caracterização de possíveis contaminantes do lençol freático, a coleta de amostras para a avaliação
da qualidade das águas, além das análises químicas, físicas e biológicas das águas subterrâneas.
Os poços multiníveis têm a mesma função de poços de monitoramento, contudo, são capazes de monitorar diferentes estratos isoladamente, de acordo com os objetivos do trabalho a ser realizado. Quer dizer que os poços multiníveis são perfurados em áreas contaminadas ou não, para obtenção de amostras das águas subterrâneas e informações hidrogeológicas.
O seu principal objetivo é fornecer acesso controlado às águas do aquífero freático, sejam elas em áreas industriais ou até mesmo
comerciais, para um melhor monitoramento da qualidade das águas subterrâneas.
Perfuração de Poços Artesianos
A perfuração dos poços artesianos, bem como a instalação dos poços multiníveis, pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem devidamente especializados, desde que sejam de acordo com o procedimento determinado pela ABNT 15495-1 de 2007.
É ela que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento, bem como fornece os subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.
Sabemos que uma das formas de perfuração, é consultar os próprios poços no entorno da área, bem como realizamos um estudo geofísico da área e através dos pulsos elétricos emitidos no solo, encontramos a altura da coluna da água.
Perfuração em Solo Contaminado
A perfuração em solo contaminado é uma das etapas da reabilitação de áreas contaminadas que visa não tão somente identificar, mas monitorar as áreas em que se deseja confirmar uma contaminação do solo e até mesmo da água, ou quem sabe, ainda monitorar uma área onde já foi realizada a descontaminação. Todas as etapas do gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo a perfuração de poços, são previstas por órgãos ambientais e regidas por normas técnicas específicas.
Deve ser feito um mapeamento de solo contaminado, a fim de localizar e detectar o nível e a intensidade de plumas contaminantes e dos demais elementos químicos, presentes em um solo. Após o mapeamento, a perfuração é feita como todas as outras, mas com um delicado cuidado para não contaminar os trabalhadores ou outros poços de água.
Tratamento de Água
Um dos grandes questionamentos que encontramos, é sobre a possibilidade de fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável.
E de fato, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através de um tratamento de água durante a correção de compostos químicos e
físicos contidos na água do poço artesiano, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção.
Um dos grandes questionamentos que encontramos, é sobre a possibilidade de fazer com que a água do meu poço artesiano fique potável. E de fato, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através de um tratamento de água durante a correção de compostos químicos e físicos contidos na água do poço artesiano, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção.